terça-feira, 5 de outubro de 2010

Avohaima simpatia


No telefone a voz era de pouca empolgação. "Mas à noite é tão ruim pra fazer foto...", alegava o músico. Com um pouco mais de insistência e reforçando a voz e o olhar de pidona (que embora ele não pudesse ver, trouxe resultado), ele topou. E lá estávamos nós, mais de 23h da noite, ainda na casa/estúdio do Roraima.

Mais de 20 anos de carreira, arrisco dizer que não há ninguém neste estado que não conheça ou tenha ouvido falar de Roraima. Quatro álbuns lançados - e um novinho, no forno, que nos mostrou em exclusividade - alguns solos outros em parcerias, o cantor e compositor completamente autodidata se destaca por ser agregador e está sempre procurando estilos e variações que o permitam está em constante mudança, sem abrir mão, é claro, de seu talento peculiar. É uma maneira de se renovar, diz.

Um dos seus últimos projetos, a Teregroovie, surgiu para resgatar o samba-rock em Teresina. Funcionou, e após um longo período subindo ao palco com 12 pessoas, o cantor decidiu resumir e sintetizar tudo: surgiu a ideia do TRIO, que na verdade, sempre existiu, por ser mais viável e prático tocar com pouca gente. Mais pessoas seriam incorporadas a formação, se durante os ensaios não tivesse sido percebido que as meninas davam conta do recado: Karolaine e Alê Pinheiro, baixista e percussionistas que acompanham Roraima nessa empreitada, somam beleza e talento ao novo show. E o fato de serem mulheres e lindas, Roraima jura: é mera coincidência.

Sem rótulos, sem cansar: este é o avohaima, que ninguém acredita está chegando ao meio século de existência assim, abrindo a porta de casa na noite de uma segunda-feira para receber dois jovens e incovenientes repórteres que desejam abraçar o mundo: em quase 4 horas de conversas, risos, e mais risos do que qualquer outra coisa, colhemos material para revista, jornal, livro e até uma biografia completa sobre o cantor com nome de estado. Em 15 minutos de papo, Roraima parecia da turma e virou nosso queridinho pela sintonia com que fluiu nossa entrevista.

Saímos do RR estúdio contentes e animados para seguir em frente. Sexta-feira já está marcado na agenda: Roraima Trio, no Bossa Nova. Vamos ver de perto essa energia no palco e quem sabe conversar um pouco mais sobre sua música e carreira. Muito embora, na verdade, a contribuição de Roraima para nossa revista passe ao largo de tudo isso.

Por: Luana Sena
Foto: Maurício Pokemon

Um comentário:

  1. Tá aí um cara que eu admiro, tanto pela 'adoção' do Piauí como terra natal como pelo talento; e sobre esse projeto novo dele, eu acho bem mais trabalhado que o Teregroovie, dá gosto de ouvir. Saudações musicais...

    APS

    ResponderExcluir